Um dos personagens mais conhecidos e requisitados em período de eleição na BR316 é o agiota
A experiência nos mostra através do tempo as consequências negativas aos municípios e ao povo quando um candidato faz de tudo para ganhar uma eleição buscando dinheiro através dos AGIOTAS.
Temos visto que durante a campanha passa desapercebido, mas o amargo chega na hora de cumprir o pagamento através dos recursos da prefeitura, ou seja, PNAE, MERENDA, SAÙDE e até o FPM são os mais visados e o dinheiro é certo todo DIA 10- 20 e 30 de cada mês.
Candidatos que colocam em risco a merenda das crianças, a saúde dos pacientes deveriam ser rechaçados pelo próprio eleitorado já que as promessas de benefícios para o povo dificilmente serão cumpridos, visto que os compromissos assumidos com agiotas superam os compromissos assumidos com o povo .
E quem vai pagar a conta?
Nas eleições deste ano, a disputa proporcional aparece como a melhor alternativa de negócios para a agiotagem. O dinheiro é liberado de maneira fácil – até para quem já não tem crédito-, com juros bem mais altos, é verdade, mas a informalidade não impede que se cerquem de garantias. Às vezes todo seu patrimônio: Maquinas, Caminhões carros, fazendas, casas mas, na sequência, tentam resgatar a fortuna perdida através do dinheiro da prefeitura
“Eles emprestam um guarda-chuva durante o bom tempo e o pegam de volta quando começa a chover”.
Os eleitores precisam ficar atentos e bem informados. Depois não digam que não foram avisados.
A campanha é apenas o prenúncio da tempestade para alguns. Ao final, a conta sempre é paga com o dinheiro e os beneficios do povo.
Por Constantino Neto