A rádio alvorada, mesmo sem ser um órgão oficial, fiscalizador ou de outra competência institucional. Recebe devido a credibilidade que a mais de 33 anos transmite aos ouvintes, as reinvidicações populares.
É constatado especialmente nas últimas semanas inúmeras denúncias referentes ao abastecimento da água, ou melhor, desabastecimento, oque já não é novidade, porém dessa vez, as denuncias estão vindo com agravantes maiores:
Denúncia: A senhora Maria Rita, moradora do bairro São Francisco esteve presente no estúdio da alvorada FM, relatando sua situação, que se assemelha a de muitas donas de casa zedoquenses e demais moradores. Além de sofrer com a falta d’água nas torneiras de sua residência, agora ela passa por outro problema causado pela CAEMA a falta de crédito, devido aos débitos em aberto cobrados pela empresa que não oferece o serviço cobrado. Um total desrespeito corruptivo, moral e ético; sendo ela órgão principal governamental fornecedor, mas não é de hoje que é o descaso da CAEMA ( companhia de água e esgotos do Maranhão ) é motivo de polêmicas e acusações sobre os seus desserviços prestados, famílias mas carentes, e com muitas crianças, são as mas afetadas, pois além das taxas tributárias absurdas cobradas, se há uma água de má qualidade, imprópria para consumo, com encanamentos que desde o Brasil colônia precisam ser trocados e revisados, é uma negligência de saúde pública, ambiental, e saneamento básico grande, pois a vigilância sanitária deveria estar em peso nessa causa, a ajudar a população.
Mas com as denúncias e a militância feitas na rádio alvorada em favor da população, recebemos a ajuda e a presença do vereador Antônio Maia em nossos estúdios e sucessivamente um advogado também esteve alertando a população zedoquense sobre seus direitos, e assim recorreram, dona Maria Rita entrou em contato conosco novamente para relatar que ainda que o problema da água não tenha sido total antes solucionado, o seu nome já se encontra fora do SPC.